
Muitas pessoas acham que o cheque especial faz parte do saldo da sua conta bancária. Da mesma forma, muitas pessoas acham que é um benefício vantajoso pagar o valor mínimo ou parcial ao invés do valor total do cartão de crédito. Porém tanto o cheque especial quanto o crédito rotativo do cartão de crédito nada mais são do que empréstimos facilitados. E o pior, sem a necessidade de serem pré-aprovados, resultando em juros altíssimos.
O que é o cheque especial?
É chamado de cheque especial o valor gasto a mais do que os clientes têm depositado em suas contas corrente. O cheque especial nada mais é que uma linha de crédito oferecida pelos bancos.
Desde 2020 o Banco Central limitou os juros do cheque especial em 8% ao mês, o que mesmo assim é muito alto. Para se ter uma ideia, poucos investimentos têm rendimento superior a 1% ao mês.
O que fazer para sair do cheque especial?
Caso esteja utilizando o cheque especial com frequência, é provável que sua renda esteja inferior as suas despesas. Procurar outras ferramentas de crédito com juros menores não é a melhor opção, mas já será melhor que pagar juros exorbitantes.
Não conte com o cheque especial para uma emergência que isso te dará muita dor de cabeça, tenha uma reserva para o caso de uma emergência, falamos detalhadamente sobre isso no artigo A Importância de ter uma Reserva de Emergência.
De qualquer forma é preciso organizar suas finanças pessoais o quanto antes para cortar gastos e se possível aumentar sua renda. Aqui no Meu Sucesso é Agora! damos diversas opções de cursos para ter uma renda extra, vale a pena conferir.
Como funciona o crédito rotativo do cartão de crédito?
Quando o cliente não faz o pagamento do valor total da fatura do cartão de crédito até o vencimento, ele automaticamente entra no rotativo do cartão. Independente se ele pague o valor mínimo ou um valor parcial menor que o valor total, o restante será financiado pelo crédito rotativo.
No crédito rotativo, o valor restante não pago na fatura atual entra na fatura seguinte e sobre este valor em aberto serão cobrados juros.
Cada banco possui uma taxa de juros diferente, por isso é preciso verificar qual a taxa cobrada pelo seu banco.
Mas já avisamos que a taxa do crédito rotativo do cartão de crédito é ainda maior que a do cheque especial.
O que fazer para não cair no rotativo do cartão de crédito?
Mesmo que não tenha como pagar o valor total da fatura do cartão de crédito, nunca deixe de pagar a fatura. Mesmo que seja o valor mínimo.
Evite ter vários cartões de crédito, quanto mais cartões você tiver, mais difícil será o controle de gastos e consequentemente será mais fácil se endividar.
Também evite comprar por impulso algo que não é necessário, pois quando a conta chegar provavelmente irá se arrepender, mas ai já será tarde.
E mais uma vez, ter controle sobre as finanças pessoais é fundamental para não se endividar.
Fuja do cheque especial e do cartão de crédito
Considerando que quanto mais fácil é o empréstimo, mais caro ele sairá para quem está recebendo. Fica óbvio que a facilidade do cheque especial e do crédito rotativo do cartão de crédito se torna extremamente caro e perigoso para quem os utiliza.
No artigo Como Sair do Vermelho, explicamos o que você deve fazer para se livrar de vez das dívidas, limpar seu nome e poder dormir em paz.