O poder dos nossos hábitos

Quase metade das decisões que tomamos diariamente vem dos nossos hábitos e são tomadas automaticamente sem a necessidade do nosso cérebro gastar grande energia para tomar tal decisão.

No início quando estamos aprendendo a dirigir pensamos em cada movimento que temos que fazer, desde ligar o carro, até pensar que temos que dar seta em cada curva ou qual marcha temos que colocar após pisar na embreagem. Com o tempo passamos a fazer tudo isso automaticamente, porque se tornou um hábito para nós.

Os hábitos variam de pessoa a pessoa, algumas pessoas que amam correr e fazer exercícios físicos preferem se exercitar logo cedo antes de começar a trabalhar, já outras preferem ir a academia a noite. Em todo hábito você terá que achar qual o melhor horário para executá-lo, qual a melhor forma de fazê-lo e assim por diante. O que funciona para uns pode não funcionar para você, afinal somos pessoas únicas.

Mas como os hábitos funcionam?

Nossos hábitos começam com uma deixa, que nada mais é que um estímulo, um gatilho para executar determinada ação. Esse estímulo pode ser um local específico, um período do dia, um estado emocional, uma outra pessoa que te motiva ou um padrão de comportamento.

A partir daí começamos a ter uma rotina e a executar determinada ação frequentemente.

Buscamos sempre ter uma recompensa em nossos hábitos, uma sensação de prazer, bem estar, um prêmio, que é o que irá motivar a continuidade desse hábito.

No início estamos motivados por ser algo novo, mas com o passar do tempo se esse hábito não estiver fortemente ligado a uma recompensa, logo ele será esquecido ou trocado por outros hábitos que já fazíamos anteriormente.

O hábito se consolida somente após pelo menos 2 meses sendo executado, portanto é necessário que essa recompensa o mantenha motivado principalmente após algumas semanas.

Vamos a um exemplo prático

Uma pessoa deseja começar a ler diariamente, pois acha que anda perdendo muito tempo em redes sociais e em frente à TV, algo que não está acrescentando em nada em sua vida.

Ela compra um livro e começa a ler todos os dias, porém com o passar dos dias ela passa a ler menos páginas até deixar de ler para voltar ao velho hábito de ficar horas e horas mexendo no celular e vendo TV.

Ela teve um estímulo para começar com o novo hábito, que foi a vontade de acrescentar algo de valor em sua vida através da leitura. Começou a ler, mas sem uma rotina planejada e sem uma recompensa, acabou se desinteressando pelo novo hábito.

Não foi culpa do hábito, mas sim da falta de motivação em executar a ação de ler.

Ela não escolheu um livro com um assunto interessante e que mexesse com o seu emocional, muito menos que a fizesse se interessar pelos próximos capítulos. Talvez ela não tenha reservado um tempo certo todos os dias para a leitura ou a falta de ter outras pessoas para conversar sobre o livro e trocar experiências a desmotivou.

Isso foi crucial para que ela não desse continuidade no hábito da leitura, que por sinal é um dos hábitos mais frequentes entre as pessoas mais bem sucedidas do mundo.

Temos que tomar cuidado para que o hábito vá de encontro com os nossos interesses e tenhamos a motivação correta para não desanimar.

Hábito é diferente de rotina

Quando falamos em hábitos, logo pensamos em rotina, o que é tediante para muitas pessoas. Mas o grande segredo para que tenhamos sucesso em nossos hábitos é não pensar nele como uma rotina em si, mas sim pensar no Estímulo que é a sua motivação para começar algo e na Recompensa que é o que receberá em troca ao executar aquele hábito.

Hábitos Angulares

Os hábitos angulares são os hábitos que geram uma série de benefícios ou malefícios, como uma reação em cadeia.

O principal exemplo de um hábito angular é a prática de exercício físico. Quando começamos a nos exercitar regularmente, mudamos outros comportamentos que não estão relacionados diretamente à atividade física. Passamos a nos alimentar melhor, levantar da cama mais cedo, ter mais disposição, diminuir os vícios e demostrar mudanças até no comportamento.

Se ainda não tem o hábito de ler que tal começar agora?

Essa pode ser a grande deixa, o gatilho para começar com um novo hábito que te trará muitos benefícios.

Se te serve de estímulo, a leitura é um dos principais hábitos das pessoas mais bem sucedidas do mundo, então por que também não ser um hábito seu?

Se quiser se aprofundar mais nesse assunto seguem 3 livros que recomendamos e que com certeza transformarão seus hábitos para melhor:

Pra finalizar vamos deixar algumas sugestões de hábitos bem simples que te ajudarão a ter uma vida melhor:

Praticar exercícios físicos aeróbicos como caminhada, corrida, ciclismo e natação

É meio clichê dizer pra fazer exercícios, mas isso fará bem para o seu corpo e sua mente, te dará mais motivação no dia a dia e consequentemente dará resultados melhores em outras áreas.

Beber água após acordar

Criar o hábito de beber água logo após acordar além de hidratar o corpo gera em você o compromisso de beber mais água durante o dia todo. O que é muito importante para o nosso organismo.

Ter uma alimentação mais saudável com frutas e verduras todos os dias

Muitas vezes na correria do dia a dia acabamos nos alimentando mal apenas com frituras, lanches, alimentos industrializados, isso ao longo do tempo gera inúmeras doenças que poderão ser evitadas através de hábitos alimentares mais saudáveis.

Meditar pelo menos 15 minutos diariamente

Independente da sua religião a meditação está mais ligada a se conectar com você mesmo, a ter paz de espírito e resiliência. A meditação reduz o estresse e a ansiedade, aumenta a sensação de bem estar e a autoestima, além de ajudar na redução dos vícios.

Ser otimista e fazer afirmações positivas

Crie o hábito de sempre pensar no lado bom das coisas, por pior que possa estar sua vida, vai passar e o que ficará serão os aprendizados. Levar a vida de forma mais leve, faz com que as coisas fluam mais facilmente e que você atraia mais coisas boas.

Ler diariamente

A leitura fez parte da rotina de todas as grandes mentes que já passaram por este mundo. Todos tinham o hábito de ler e um anseio pelo conhecimento. Grandes empresários e empreendedores de sucesso, assim como artistas, jornalistas, doutores, todos gostam da leitura e tem nela uma fonte de inspiração para alcançarem seu sucesso.

Como disse Albert Einsten: “A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original”.

Ter prioridades

Faça primeiro as coisas mais importantes ao invés de perder tempo com coisas menos importantes ou irrelevantes. Foque no que realmente importa. Crie o hábito de fazer listas e de planejar suas tarefas diárias. Sua vida ficará mais organizada e as coisas fluiram mais facilmente. Experimente!

Comparar Ativos x Passivos

Sempre analise se o que deseja comprar é supérfluo ou necessário, compare tudo entre Ativo X Passivo e veja se aquilo vai te trazer mais benefícios ou mais sacrifícios.

Muitas vezes compramos algo por impulso e depois nos arrependemos. Criando o hábito de analisar se aquilo é realmente necessário evitamos de gastar dinheiro com algo fútil e depois ficarmos lamentando. Troque o passivo por um ativo, ao invés de gastar, invista e com o tempo você verá o retorno.

Pesquise preços e peça descontos

Tenha o hábito de pesquisar preços e pedir descontos. Hoje em dia está muito fácil saber qual loja vende mais barato, dá até pra criar um alerta de quando o preço chegar no valor mais baixo. Pesquise e opte sempre pelo menor preço. Crie o hábito de comprar sempre à vista e pedir desconto, as lojas estão preparadas para dar desconto em compras com pagamento à vista. A economia anual que você terá pesquisando preços e pedindo descontos será enorme.

Viva abaixo das suas condições e sempre invista parte do que ganha

Um grande hábito dos ricos é viver pelo menos um degrau abaixo e investir uma parte do seu ganho mensal.

Já falamos detalhadamente sobre isso nos artigos 10 Segredos para Enriquecer e Os 3 Caminhos para a Riqueza e seus 2 Atalhos.

Tenha em mente a seguinte frase: Não tenha dívidas, tenha dividendos.

Essa frase é uma lei para os ricos e eles a seguem à risca. Afinal ninguém fica rico cheio de dívidas, já os dividendos, pelo contrário, só aumentam seu patrimônio.

Assine nossa Newsletter Gratuita para receber outras sugestões de hábitos.

Tags: | |

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.