![A importância do Marketing Digital](https://new.webmad.com.br/wp-content/uploads/2021/11/banner-marketing-digital.jpg)
O que é Marketing Digital
O marketing digital é um conjunto de ações que visam divulgar uma marca nos canais online com o objetivo de promover empresas e produtos. Entre os meios digitais mais utilizados podemos citar as redes sociais, os sites e blogs e os e-mails marketing.
Na prática, a estratégia funciona como uma ponte entre a empresa e seu público-alvo, a fim de gerar maior interação e, consequentemente, melhores resultados.
O Marketing Digital é conhecido como Inbound Marketing ou marketing da atração nada mais é do que técnicas que fazem o cliente procurar a empresa e buscar informações sobre seus produtos e serviços. Basicamente a empresa cria um relacionamento com o cliente ao ponto que ele comece a se interessar e buscar mais informações sobre o que a empresa tem a oferecer. Diferente do marketing tradicional onde a propaganda era focada na venda e já ia direto oferecendo um produto ou serviço ao cliente.
Com o avanço da Internet e o enorme crescimento de usuários, assim como das compras online, o marketing digital se tornou uma das principais formas que as organizações têm para se comunicarem com seus clientes e potenciais clientes de modo direto, personalizado e no momento certo.
Ele é fundamental para todo o tipo de negócio, desde o local que atende a uma região específica até para negócios que atendem em grande escala.
Muitas empresas deixam o investimento em marketing digital de lado por não entenderem sua importância. Outras até fazem algumas campanhas, mas sem um bom retorno por não criarem ações objetivas.
O fato é que as empresas que buscam fortalecer a sua marca, ter mais visibilidade e atender a um perfil cada vez mais exigente de consumidor, devem estar presentes no ambiente online. Ao contrário, as chances de que os clientes busquem a concorrência é grande.
Quais são os benefícios de investir em Marketing Digital?
- aproximação com o público-alvo;
- fidelização de clientes;
- processo de comunicação segmentado e assertivo;
- facilidade para lançar novos produtos ou serviços;
- possibilidade de criar campanhas onlines personalizadas para cada público;
- mensuração de resultados que promovem uma tomada de decisão mais assertiva sobre as ações a serem realizadas.
Como utilizar o Marketing Digital?
O marketing digital possui ferramentas que ajudam a orientar as ações para que as empresas possam se destacar no mercado, pois possui um conjunto de estratégias que irá atingir o cliente em potencial, no momento em que ele busca um produto, serviço ou qualquer informação na internet. O diferencial desse tipo de marketing é que ele dá ao cliente o controle da quantidade e o tipo de informação que deseja receber.
Elas devem ser um processo de aprendizado contínuo e principalmente de interação entre os clientes e as empresas e dessa forma transmitir uma comunicação mais eficiente.
Há inúmeras formas de aplicar as técnicas e estratégias de marketing digital, mas existem algumas que são mais usadas pela grande maioria dos negócios. Isso porque trazem melhores resultados e de forma mais consistente.
São elas:
Marketing de Conteúdo:
Nada mais é que a criação de conteúdo direcionado para o seu público-alvo. Muito utilizado em sites, blogs e nas redes sociais é preciso sempre estar produzindo conteúdo novo para atrair mais pessoas e manter a atual audiência interessada.
E-mail Marketing:
Com certeza você já recebeu alguns às vezes porque se inscreveu em alguma Newsletter ou simplesmente chegou para você sem você querer. Mas vale lembrar que enviar SPAM não é uma estratégia de e-mail marketing. Para que a estratégia de e-mail marketing tenha resultado tem que haver o consentimento da pessoa que irá receber os e-mails, caso contrário o efeito poderá ser negativo.
Aqui no Portal nós utilizamos o e-goi para o envio dos nossos e-mails marketing da Jornada Rumo ao Sucesso.
SEO (Search Engine Optimization)/Anúncios Patrocinados:
Ambos tem um único objetivo: fazer com que a página pesquisada apareça na primeira página do Google. Neste caso é possível tanto aplicar as técnicas para páginas de vendas direta como para landing pages que tem como objetivo a captura de e-mails para campanhas de e-mail marketing ou ganhar seguidores para estratégias de marketing de conteúdo.
Essas são as técnicas mais utilizadas, mas não vamos entrar em detalhes sobre cada uma dessas estratégias, o objetivo desse artigo é mostrar o quanto o Marketing Digital é importante para qualquer negócio.
Separamos 6 motivos que te convencerão sobre a importância do marketing digital:
1. Garantir uma presença forte na internet
Um site de qualidade tanto de programação quanto de design somado a um bom ranqueamento no Google com certeza farão sua empresa se destacar das concorrentes. Falamos mais sobre isso no artigo A importância de criar um site e estar no Google.
Quando você tem um problema, uma dúvida ou está fazendo alguma pesquisa de preço a grande maioria das pessoas buscam as respostas no Google.
No mundo em média as pessoas fazem três pesquisas diárias no Google. Um bom investimento em Marketing Digital pode contribuir para que sua empresa apareça nos primeiros resultados e seja encontrada facilmente, reduzindo muito o custo de aquisição de clientes.
Não só quando alguém procura por uma solução que sua empresa oferece, mas também quando alguém procura pela sua própria empresa. Alguma vez você já se sentiu frustrado ao procurar por uma empresa no Google ou no Facebook e não encontrá-la?
Ter uma presença digital hoje em dia é fundamental. E se o cliente está buscando por sua empresa e não a encontra na internet, as chances dele não entrar em contato com você são imensas.
Claro que a presença digital vai além de mecanismos de busca e redes sociais. Um site com um domínio próprio é o mínimo que sua empresa precisa para ter uma boa presença digital.
2. Construir uma audiência qualificada
O Marketing Digital, quando bem planejado, tem poder de atrair um público que tenha afinidade e esteja realmente interessado no produto ou serviço que a sua empresa oferece. Ao ponto de construir uma audiência que realmente deseja consumir seus produtos ou serviços e se tornar fiel a eles.
Além disso, você pode organizar esses contatos, seja por meio de e-mails cadastrados, assinantes de uma newsletter ou até mesmo seguidores nas redes sociais. Com o passar do tempo, essa audiência se tornará um ativo fundamental para a empresa.
Como você se relaciona hoje com sua audiência? Você sabe quem são os seus clientes? O gênero, idade? Seus hábitos de consumo? Seus comportamentos? Suas profissões?
Se você não tem essas respostas, o Marketing Digital pode te dar.
3. Falar com o público certo na hora certa
No tópico acima, falamos sobre construir a audiência certa. No entanto, o Marketing Digital possibilita ir além e não só construir o público certo, mas comunicar-se com ele na hora certa.
Ao contrário do marketing tradicional, em que muitas vezes é impossível precisar exatamente para qual audiência você está falando, o Marketing Digital possibilita um nível de segmentação muito mais preciso do seu público.
É possível também criar mais de um público e segmentar a comunicação para cada tipo de audiência. Com as ferramentas existentes no mercado, tornou-se fácil monitorar as atividades e os perfis dos usuários.
Assim, é possível segmentar de forma bem específica as pessoas para quem você quer anunciar um produto, serviço ou conteúdo. Isso permite que você personalize muito mais suas ações e campanhas de marketing.
Por exemplo, se você segmentou suas ações para donos de pequenos mercados, isso possibilita que você faça conteúdos e campanhas que respondam às dúvidas e dores específicas desse segmento. Em virtude disso, seu público se identificará muito mais com suas ações, e assim os resultados tendem a ser muito melhores.
4. Sair na frente da concorrência
Por mais que já estamos há mais de 20 anos na era digital, isso tudo ainda é muito novo para a maioria das pessoas e empresas. Logo, se começar a investir hoje, você ainda se diferenciará de boa parte de seus concorrentes.
Sua empresa pode se diferenciar da concorrência com a criação de bons conteúdos que auxiliem o cliente na identificação e solução de seus problemas. Imagine que você está buscando por uma solução e ainda não possui referências.
Sendo assim, em qual empresa você confia mais: uma empresa que possui um bom site, uma boa fanpage e um blog com conteúdos gratuitos e de valor ou em uma empresa que não tem nada disso?
Uma empresa que não tem presença digital e não produz conteúdo que agregue valor, dificilmente vai ser encontrada pelos consumidores e, muitos menos, ganhar preferência no momento da compra.
5. Investir pouco para começar
O investimento no Marketing Digital comparado ao marketing tradicional é infinitamente menor. Com as ferramentas existentes hoje, com todo processo e automação, com o alto poder de segmentação e com as mais variadas estratégias de otimização do site para mecanismos de busca, investir em Marketing Digital tornou-se muito mais barato do que investir na mídia tradicional.
Com o passar do tempo, o preço para fazer marketing tradicional acabou ficando alto. Anunciar na televisão, no rádio, na mídia impressa ou em outdoors custa caro. É um investimento alto e do qual a maioria das empresas, principalmente as que ainda possuem pouco faturamento, não consegue dar conta.
Já o Marketing Digital, embora exija, sim, um mínimo de investimento, pode ser muito mais barato do que o marketing tradicional. Não à toa, as estratégias de marketing online ocupam também grande parte das estratégias de marketing de grandes empresas.
Mas vale ressaltar que os valores para investir no Marketing Digital estão subindo ano após ano, portanto o quanto antes começar, será melhor.
6. Analisar resultados com precisão
Como dissemos acima, o Marketing Digital permite que você determine com muito mais precisão quem é seu público e quais são seus gostos e preferências. Da mesma forma, é possível acompanhar com a mesma precisão os resultados de qualquer ação de Marketing Digital.
Vamos usar como exemplo um anúncio em flyer e uma campanha de Email Marketing.
No caso dos flyers, você até sabe quantas peças imprimiu, mas não consegue saber exatamente quantas foram entregues, quantas foram de fato lidas e quantas geraram vendas para a sua empresa.
Já com os emails, você consegue ter o acesso exato de quantas pessoas abriram cada um deles, quantas clicaram em algum link e até mesmo quantas efetuaram uma compra por meio dessa campanha.
O exemplo não se limita a esse tipo de campanha. É possível monitorar com extrema precisão o comportamento dos usuários em seu site, o desempenho de anúncios no Google, os resultados de uma postagem nas mídias sociais, o caminho de referência do usuário até ele se tornar cliente e muito mais.
Há inúmeras ferramentas que facilitam muito a compreensão do comportamento do seu público e ajudam a mensurar nos mínimos detalhes os resultados das estratégias de Marketing Digital assim como a otimização das campanhas.
Se já tem ou está planejando ter seu próprio negócio o Marketing Digital é obrigatório
Quando o marketing digital é bem feito, seja nas redes sociais, na práticas de SEO ou e-mail marketing, as chances de aumentar a visibilidade de sua marca, ter um clientes satisfeitos e criar um relacionamento duradouro com eles são bem maiores.
Esteja um passo ou vários passos à frente dos seus concorrentes.
Vivemos em uma era digital, onde o mundo virtual ganhou espaço e se mistura ao mundo real. E dominar o mundo virtual é essencial para o sucesso da sua empresa!
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