O sucesso e a disputa entre Elon Musk e Jeff Bezos

Neste artigo exclusivo para os participantes da nossa Jornada Rumo ao Sucesso trazemos uma análise sobre o que levou as empresas de Elon Musk e Jeff Bezos ao sucesso e também a disputa para ver quem conquista o espaço primeiro.

Motivação e metas ambiciosas

Tanto Musk quanto Bezos desde jovens possuim metas muito ambiciosas e transformam essas metas em motivação para cada ação que tomam. Ambos tem uma incansável determinação para realizar seus objetivos, assim como eles, você vai começar pequeno, mas deve sempre pensar grande.

Sempre tenha em mente aonde quer chegar, Bezos queria uma loja que vendesse de tudo, mas no começo ele focou em vender apenas livros. Comece com apenas uma parte do seu negócio e então vá crescendo pouco a pouco, sempre investindo no seu negócio, e assim alcançara seus objetivos.

O importante é se planejar e dar o primeiro passo e é claro não desistir quando surgirem os primeiros obstáculos.

Aprenda e evolua com cada fracasso

“Já perdi mais de 9.000 arremessos em minha carreira. Eu perdi quase 300 jogos. 26 vezes eu fui confiado em dar o arremesso final do jogo e perdi. Eu falhei várias e várias vezes na minha vida e é por isso que eu sou um sucesso.”

Essa frase de Michael Jordan representa bem o que é tentar, fracassar e continuar tentando e assim sucessivamente.

Você acha que Musk e Bezos acertaram tudo? Que o sucesso veio logo de cara como um passe de mágica? Claro que não. Houve muitos imprevistos, erros, fracassos, decepções e é claro, críticas. Mas nenhum dos dois se sentiu abalado por isso, muito pelo contrário, aprenderam com os erros e seguiram em frente.

Musk teve que adiar o lançamento do seu primeiro foguete por quase 5 anos, mas ele sabia que os fracassos fazem parte de qualquer processo e que um dia iria atingir seu objetivo.

Para Bezos, fracasso e invenção são gêmeos inseparáveis. Para inventar, é preciso experimentar, e se você sabe de antemão que alguma coisa vai dar certo, isso não é mais um experimento.

Quando assumimos um risco e fracassamos, temos a oportunidade de aprender com o erro e de aplicarmos o que aprendemos. Ou seja, transformamos o que deu errado em um “fracasso bem-sucedido”.

O fracasso gera aprendizado e aprendizado pode resultar em uma ideia melhor. Logo suas chances de acertar da próxima vez serão muito maiores.

Ter Liderança e escolher as pessoas certas

Ninguém se torna milionário sozinho, ou no caso deles, bilionários. Existem muitas outras pessoas envolvidas direta e indiretamente no processo. Os familiares, colaboradores, investidores e até os críticos que duvidaram e os desafiaram a se superarem foram importantes. Afinal tudo serve de motivação quando se é obstinado.

É impossível que uma pessoa tome todas as decisões sozinhas ou esteja em todos os lugares ao mesmo tempo. Se você quer que a sua empresa cresça, então precisa saber escolher pessoas de confiança e competentes que vão estar ao seu redor e delegar a elas funções extremamente importantes que muitas vezes podem levar a empresa ao sucesso ou ao fracasso.

Saber identificar em qual área cada pessoa é capaz de trabalhar melhor, é um dos pontos mais importantes para um grande líder. Uma pessoa na posição errada pode comprometer todo o negócio.

Tenha visão a longo prazo

Para eles a empresa sempre pode crescer mais, sempre é possível oferecer novos produtos e serviços e/ou aperfeiçoar os já existentes. É obrigação de qualquer empresa conquistar novos clientes ao mesmo tempo que fideliza cada vez mais os clientes atuais.

Tenha em mente que a empresa deve continuar crescendo e inovando sempre e não a deixe estagnada. Empresas precisam estar sempre com um novo objetivo de crescimento.

O que tiramos de lição é que ambos tiveram o interesse pela leitura desde cedo, priorizaram os estudos e sempre tiveram ambições nada convencionais. Eles não querem só ganhar dinheiro, eles querem mudar o mundo e entrar pra história.

A disputa pelo espaço

Se com a Amazon Jeff Bezos alcançou o topo, algo que Elon Musk ainda não conseguiu com a Tesla, na disputa pelo espaço as coisas são diferentes e a vantagem é de Musk.

A SpaceX, de Elon Musk, é a principal empresa aeroespacial privada. Desde 2012 abastece e transporta astronautas para Estação Espacial Internacional (ISS) e sua rede de satélites chamada de Starlink já está em operação na órbita da terra. No final de 2020 ao vencer uma licitação do Pentágono, a SpaceX fechou um acordo com a divisão Azure da Microsoft, que é especialista em computação remota, para um projeto de 10 bilhões de dólares e em 2021 a SpaceX foi a primeira empresa privada a fazer um voo para o espaço apenas com tripulantes civis.

Enquanto isso a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos, ainda está desenvolvendo sua rede de satélites chamada Kuiper e seus foguetes fazem apenas voos suborbitais. Em um desses voos o próprio Jeff Bezos foi a bordo do foguete New Shepard.

O projeto Artemis, da Nasa, levará astronautas de volta à lua em 2024 e a disputa entre a SpaceX e a Blue Origin para ver qual será a empresa que desenvolverá o módulo de pouso está pegando fogo. O processo de licitação entre eles e a Nasa já foi parar até nos tribunais americanos.

Se ambos já conquistaram seu espaço e seus bilhões na Terra, nos próximos anos será muito interessante ver a disputa deles para ver quem conquista o espaço sideral ou ao menos quem se consolida como a melhor empresa de turismo espacial.

Musk sonha em povoar Marte, Bezos sonha em criar hotéis espaciais e pequenas cidades na órbita da Terra. Ambos desejam ver milhões de pessoas vivendo e trabalhando no espaço. Pelo visto o turismo espacial é só o começo. Vamos aguardar os próximos episódios dessa corrida espacial.

Tags: | |

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.