O homem mais rico da Babilônia

 

Já imaginou ganhar dinheiro enquanto dorme. Você vai se deitar e tem um valor X na sua conta e quando acorda aquele valor está mais alto. Pode parecer um sonho ou algo inimaginável pra você, mas é exatamente o que acontece quando investimos parte do nosso dinheiro.

Não é necessariamente da noite pro dia que o dinheiro aumenta, mas ao passar dos dias, semana e meses ela vai crescendo, esse é o poder dos juros compostos.

Se começar a investir parece impossível a você, fique tranquilo(a) porque o grande objetivo do Portal Meu Sucesso é Agora! é ensinar a ajudar as pessoas a começarem a investir e multiplicarem seu patrimônio de forma segura e honesta.

Neste artigo mostraremos que não é tão difícil quanto parece fazer seu dinheiro trabalhar para você e usaremos alguns pontos importantes do livro O homem mais rico da Babilônia para exemplificar.

O homem mais rico da Babilônia

Babilônia foi uma das cidades mais prósperas da antiguidade. No livro Bansir é um fabricante de carruagens e lamenta por não ter uma vida afortunada. Em uma conversa com seu amigo Kobbi onde ambos se vêem insatisfeitos com suas vidas. Afinal eles trabalham incansavelmente, recebendo por seus esforços apenas o mínimo para sobreviverem.

Então elem lembram de outro amigo em comum que se tornara o homem mais rico da Babilônia. Este homem era Arkad que em sua juventude era escriba e também foi de origem humilde assim como Bansir e Kobbi.

Ao encontrarem com Arkad, eles quiseram saber o que Arkad fez para se tornar rico. E então Arkad conta a eles como conquistou o posto de homem mais rico da cidade.

Arkad quando trabalhava como escriba foi procurado por um homem muito rico e que entendia bem sobre dinheiro. Este homem era Algamish, que deixou de ser pastor de ovelhas para fazer empréstimos para outros comerciantes.

Algamish tinha urgência para a entrega do trabalho, então Arkad vendo ali uma oportunidade de aprender com quem sabia o caminho da riqueza propôs que ele se esforçaria para entregar o trabalho e em troca Algamish contaria como fez para se tornar rico.

Os conselhos de Algamish

Após entregar o trabalho, Algamish deu seu primeiro conselho a Arkad e lhe contou que encontrou o caminho para a riqueza quando decidiu que guardaria com ele uma parte de tudo que ganhasse. Mais precisamente um décimo.

Depois de um tempo quando eles se encontraram Algamish perguntou se Arkad havia seguido seu conselho. Arkad então lhe contou que havia entregue tudo que juntara para que um oleiro comprasse joias fenícias para serem revendidas.

Algamish repreendeu Arkad dizendo que aquele dinheiro foi perdido porque se ele queria vender joias deviria ter se juntado a um joalheiro e não a um oleiro. Mas Algamish disse para ele não desanimar e começar de novo e nunca se esquecer que se vai investir em algo, deve procurar um especialista sobre o assunto ou se tornar um.

Seguindo o segundo conselho de Algamish, Arkad passou a fazer negócio apenas com quem entendia do assunto e procurou também aprender sobre os negócios que estava lidando, com isso passou a ter lucros.

Um tempo depois eles voltaram a se encontrar e Algamish notou que Arkad estava gastando de forma exagerada e deu o seu terceiro conselho: não esbanje seu dinheiro até que ele esteja trabalhando para você e gerando muitos frutos.

Algum tempo depois quando se encontraram, Algamish viu que Arkad tinha seguido seus três conselhos. Ele estava vivendo com menos do que ganhava, só fazia negócio com quem tinha conhecimento sempre se aprofundando nos estudos sobre o que se propunha a fazer e sempre procurando aprender com quem tinha experiência. E por último, mas não menos importante, aprendeu a fazer o dinheiro trabalhar para ele.

Arkad se torna o homem mais rico da Babilônia

Vendo todo o potencial de Arkad, Algamish propôs uma sociedade. Anos depois quando Algamish morreu, Arkad herdou todo o seu patrimônio.

Arkad só herdou toda a fortuna de Algamish por consequência de todo o empenho e dedicação que ele teve durante anos seguindo os conselhos que lhe fora dado. Se ele não tivesse dado o primeiro passo para descobrir qual era o segredo da riqueza muito provavelmente não teria se tornado rico.

O dinheiro que Arkad já havia guardado e feito multiplicar somado a herança que recebeu o tornou o homem mais rico da Babilônia.

7 soluções para a falta de dinheiro

Em um determinado momento a cidade passava por uma grande crise financeira. O rei da Babilônia sabendo da trajetória de Arkad o chama para ensinar seus súditos a enriquecer. Então Arkad ensina as sete soluções para a falta de dinheiro. Que aqui vamos passar para os tempos atuais.

  1. Faça seu dinheiro crescer

Sempre guarde 10% do seu salário. Mesmo que você ganhe somente mil reais, viva como se ganhasse R$900 e se adéque a esse valor. Quanto mais você conseguir poupar, melhor. Tenha disciplina, coloque esse valor incluso nas suas contas. Então primeiro pague suas contas incluindo os 10% que pagará a si mesmo e só depois gaste com lazer, hobbies e outras coisas que não são extremamente importantes. É questão de prioridades.

  1. Despesas necessárias são diferentes de seus desejos

Ao invés de optar em comprar um carro mais caro que irá fazer com que gaste mais com seguro, IPVA e gasolina apenas por status. Opte em ter um carro mais simples que irá te levar para os lugares do mesmo jeito. Isso fará toda diferença, já que o dinheiro que irá economizar poderá investir ou usar com as despesas necessárias sem ficar apertado ou endividado.

  1. Multiplique seus rendimentos

Não basta só guardar seu dinheiro em uma poupança ou debaixo do colchão, é preciso investir aqueles 10% citados no primeiro tópico. Fazendo isso, mais próximo você estará da sua independência financeira. Felizmente opções não faltam para investir.

  1. Proteja seu tesouro contra perda

Tão importante quanto investir é diversificar seus investimentos. Não colocar tudo no mesmo lugar. Tenha uma carteira de investimentos variada entre renda fixa e renda variável. Se for comprar ações não compre apenas de uma empresa, o mesmo ocorre com fundos imobiliários, diversifique sempre. Diversificar para minimizar riscos. E é claro, tenha sempre sua reserva de emergência e uma parcela da sua carteira em renda fixa.

  1. Seja o dono da própria casa

Atualmente é muito discutido se é melhor financiar um imóvel ou viver de aluguel. Já que o imóvel só será realmente seu quando finalizar o financiamento, enquanto isso o imóvel é do banco. Mas o fato é que o imóvel quando é seu te dá uma tranquilidade e segurança maior. O sonho da casa própria é muito presente na vida e nos planos dos brasileiros.

  1. Renda para o futuro

Não adianta só guardar e investir pensando em usufruir esse dinheiro apenas da qui há 30 anos, não sabemos o dia de amanhã. Por outro lado se não investirmos pensando em nossa aposentadoria quando ela chegar poderemos ficar dependentes de um sistema previdenciário do governo onde não suprirá todas as nossas necessidades.

Por isso aqui no Portal nós sempre falamos sobre dividir o investimento para o curto, médio e longo prazo.

Invista uma parte pensando em fazer uma viagem da qui alguns anos, por exemplo, e invista outra parte sempre pensando a longo prazo para quando se aposentar ter uma renda extra para complementar o pouco que o governo irá te devolver após décadas de trabalho pagando impostos e contribuindo para o Estado.

  1. Aumente sua capacidade

Aqui o autor fala sobre gerar mais renda, ganhar mais dinheiro e poder investir mais e consequentemente ganhar ainda mais dinheiro. Ter mais de uma fonte de renda é fundamental para multiplicar seu patrimônio. Sugestões de renda extra não faltam aqui no Meu Sucesso é Agora! Confira na página de cursos.

As 5 Leis de Ouro

O livro além de se aprofundar nessas 7 soluções para falta de dinheiro também fala sobre Nomasir, filho de Arkad e herdeiro de toda a sua fortuna. Nomasir teve que provar para o seu pai que seria digno de receber toda sua fortuna, assim como Algamish fez com ele.

E para isso Arkad deu para o seu filho o que tinha de mais valioso e que para ele era a sua grande herança: seu conhecimento, separado em 5 Leis de Ouro:

  1. O ouro vem de bom grado e numa quantidade crescente para todo homem que separa não menos que um décimo de seus ganhos, a fim de criar um fundo para o seu futuro e o de sua própria família;
  2. O ouro trabalha diligentemente e satisfatoriamente para o homem prudente que, possuindo-o, encontra para ele um emprego lucrativo, multiplicando-o como os flocos de algodão no campo;
  3. O ouro busca a proteção do proprietário cauteloso que o investe de acordo com os conselhos de homens mais experimentados em seu manuseio;
  4. O ouro foge do homem que o emprega em negócios ou propósitos com os quais não está familiarizado ou que não contam com a aprovação daqueles que sabem poupá-lo;
  5. O ouro escapa ao homem que o força a ganhos impossíveis ou que dá ouvidos aos conselhos enganosos de trapaceiros e fraudadores ou que confia em sua própria inexperiência e desejos românticos na hora de investi-lo.

Basicamente essas leis querem dizer o seguinte:

Guarde e invista parte do dinheiro que receber, procure sempre se informar e aprender com as pessoas que realmente conhecem do assunto. Antes de empreender procure estudar e se especializar e não busque por dinheiro fácil e nem se envolva em esquemas ilegais.

Novas oportunidades surgirão estando pronto ou não

O livro O homem mais rico da Babilônia também fala sobre as oportunidades que estão ai para todos, que alguns agarram com unhas e dentes, mas que outros deixam passar.

Se você chegou até aqui pode ter certeza que uma oportunidade apareceu em sua vida. Agora só depende de você agarrar ou deixar passar, mas saiba que nenhuma oportunidade fica sem que alguém a pegue e aproveite. Pois a oportunidade não perde tempo com aqueles que não estão preparados.

Então se não for você será outro que irá aproveitar esta oportunidade.

O Homem mais Rico da Babilônia O livro O homem mais rico da Babilônia conta a história de vários outros personagens, cada um com um ensinamento diferente sobre finanças, mentalidade vencedora, planejamento e execução, foco nos objetivos, determinação e persistência, entre outros.

Vale a pena a leitura, é um livro pequeno e de leitura agradável.

 

Tags: | |

0 Comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.